QUANDO SE DEVE MUDAR


"Esteja pronta. Coloque na mala somente o essencial, vire as costas e não se prenda a lembranças e arrependimentos. Entenda pequena garota, você só conseguirá continuar caminhando se aprender que certas coisas devem ser deixadas dentro da gaveta da cômoda.

Alguns livros só devem ser lidos uma vez, pois assim você irá conhecer a história, aprender com ela e então estará pronta para livros melhores e mais complexos. Se você gostou da história que leu, lembre-se dela com ternura, mas jamais com sentimentos retrógrados. Ler a mesma história pode fazer o encanto que te prendeu a ela um dia simplesmente se perder.

O inverno se aproxima e talvez seja arriscado pegar a estrada com tal condição, mas mais arriscado ainda seria se prender a rotina e esquecer que a vida acontece fora do aconchego do seu lar. Não tenha medo de não saber para onde ir ou não saber qual o melhor caminho. Não se iluda, pois sempre haverão obstáculos. Lembre-se apenas que toda boa história nunca começa com um “eu tive medo e fiquei em casa”.

Você não precisa de ninguém ao seu lado dizendo que você precisa ser forte, que você vai conseguir, que suas dores vão passar, que você vai esquecer alguém e que tudo dará certo. O fato é que praticamente todos que dizem isso não se importam de verdade com o que você poderá passar. Nem sempre você conseguirá ser forte e isso te faz humana. Nem sempre você irá conseguir, mesmo porque o mundo não gira a seu redor e as perdas fazem você crescer. Algumas de suas dores iram passar, outras não. E com o tempo algumas dores farão parte de quem você é, tornando você melhor que ontem. Se alguém foi importante ao ponto de você sentir sua falta quando o perdeu, não tenha a pretensão de que irá esquecer, pois o máximo que pode acontecer é você se lembrar com menos pesar. E principalmente não existe isso de “tudo dará certo”, se fosse assim seriamos mimados e frágeis. Dar errado faz parte do aprendizado.

Não sei se eu teria alguma credibilidade para lhe dar conselhos, mas se eu puder te recomendo que:

Esqueça aparências e futilidades, pois estas se perdem no tempo. Se você se prender a coisas assim em pouco tempo estará vazio e terminará sua vida só.

Ouça músicas novas. Não que as antigas não sejam boas, mas elas foram trilha do que já passou e uma vida nova merece canções novas que te tragam novas emoções.

Faça novos amigos e fortaleça os laços com os velhos. Eles não irão traçar o seu caminho, muito menos lutar as suas batalhas, mas quando você precisar de um sorriso é com eles que certamente irá encontrar.

Faça coisas bobas e seja criança às vezes. Ser sério o tempo todo faz você ser adulto de mais. E isso é simplesmente muito chato.

E acima de tudo sorria. Isso não irá solucionar problemas, não irá tornar a vida mais fácil, não tornará o fardo mais leve... Mas sorrir mostra ao mundo que você ainda consegue ser maior que qualquer outra coisa que esteja em seu caminho. Abrir um sorriso quando se está cercado de problemas é como fazer o sol nascer em uma tarde chuvosa de novembro.

Mas se você não quiser seguir nenhum dos meus conselhos, não siga. Simplesmente faça sua história da forma que for melhor para você, pois o que vale para mim nem sempre valerá para os outros. Cada um sabe o que seu coração diz ser melhor.

Saia e feche o portão. Leve na mala umas histórias pra contar e algumas convicções e deixe que a vida lhe dê o resto.

Você pode escolher diversos caminhos e saiba que em um deles eu estarei esperando pela sua chegada... Talvez você não escolha o caminho que leve a mim... Mas o importante é que escolha aquele que seja melhor para você.

Você deve estar se perguntando quem sou eu para lhe dizer tantas coisas. Sou aquele que esteve ao seu lado sem ser notado. Sou aquele que chorou por você, que se machucou e ainda assim não deixou de lembrar um só dia do seu sorriso. Sou aquele que dedicou várias e longas noites de sua vida a imaginar como seria a vida se eu estivesse ao seu lado. Sou aquele que mesmo sem nunca ter tido nem uma chance ainda guarda o seu retrato. Sou só uma pessoa que brinca de ser poeta e que gosta de jogar com as palavras e faz de você, o foco central de cada palavra que escrevo...

Não sou nada, mas ainda assim você é meu tudo.

Siga seus passos. E quando o sol ofuscar seus olhos, eu serei a sombra que te faz descansar. Quando a escuridão cair e te impedir de enxergar, eu serei a lua no céu clareando a sua noite. Quando se sentir só, eu estarei ao seu lado de alguma forma, não importa o que aconteça. Se você se sentir boa o bastante para qualquer coisa, eu estarei ao seu lado para lhe amparar quando o mundo te mostrar que nunca se é bom o bastante para tudo. Quando você se sentir livre e confiante, eu simplesmente irei te deixar voar, como um pássaro novo que quer sair do ninho e ganhar os céus. Isso não quer dizer que eu não te queira mais perto de mim, mas sim que eu quero ver a beleza de suas asas se abrindo para o mundo.

A real beleza de um pássaro jamais poderá ser vista com este em uma gaiola, mesmo que ela o faça ficar perto dos nossos olhos. Tal beleza só pode ser notada quando o pássaro toma conta da imensidão azul que paira sobre nossas cabeças. Assim mesmo distante de nossos olhos ele é capaz de mostrar ao mundo toda a beleza que homem algum jamais poderá fazer igual."
Aline Alves

3 comentários:

  1. Está de parabéns Aline!!! texto lindooo!! amei

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rosi, de verdade! Fico feliz de mais que vc tenha gostado!

    ResponderExcluir
  3. É incrível e até pouco assustador o modo que seus textos me descrevem!!
    Em muitos deles encontrei meu desabafo,
    e assim me tornei mais uma admiradora desse incrível/lindo dom de escrever!!

    ResponderExcluir